top of page

Médico remove órgão errado durante cirurgia e paciente morre




William Bryan, de 70 anos, faleceu após um erro cirúrgico no Hospital do Sagrado Coração da Flórida, onde seria submetido a uma esplenectomia para remover o baço devido a dores abdominais severas e um diagnóstico de sangramento no órgão.


O cirurgião Thomas Shaknovsky, porém, removeu por engano o fígado do paciente. Bryan e sua esposa, Beverly, queriam adiar a cirurgia até retornarem ao Alabama, mas o médico alertou sobre o risco de sangramento fatal no caminho.


Segundo o relatório, Bryan morreu após grande perda de sangue, e só depois um patologista descobriu que o órgão removido era o fígado. O legista confirmou que o baço de Bryan, com um pequeno cisto não fatal, permaneceu no corpo, enquanto o fígado foi removido.


A equipe do hospital afirmou que está investigando seriamente as alegações do erro médico.


Nesse tipo de caso, como explica o advogado e COO da GRS - Defesa Médica, Dr. Gladston Porto, existem muitas variáveis que podem agravar ou abrandar a pena do médico.


“Primeiro é preciso investigar se o caso será tratado como doloso, quando há a intenção, ou culposo, quando não há a intenção, mas também são analisados outros fatores que podem ser agravantes, como se havia a suspeita do erro e omissão de notificação, por exemplo.


“Mas além da investigação criminal, o médico responsável pode ser alvo de uma investigação ética pelo Conselho Federal de Medicina, que pode aplicar sanções, suspender ou até cassar seu registro profissional. Dependendo dos resultados da investigação, outras pessoas presentes na cirurgia também podem ser incluídas no processo”, explica.


Sobre a GRS - Defesa Médica


A GRS - Defesa Médica presta assessoria e consultoria jurídica no segmento do Direito Médico-Sanitário para instituições e profissionais liberais no setor da saúde. Sua equipe é formada por advogados qualificados e pós-graduados em Direito Médico que atua com rigor e qualidade técnica. O escritório tem sede oficial em  Belo Horizonte/MG,, mas conta com advogados especialistas em todo o território nacional. 



Comments


bottom of page